O ano lectivo chega ao fim. A equipa do Projecto de Educação para a Saúde/Educação Sexual refletiu sobre o trabalho desenvolvido ao longo deste ano lectivo. Dessa reflexão surgiu o nosso relatório. Deixamos aqui algumas dessas reflexões.
Encontraram-se estratégias para resolver os problemas detectados: para o primeiro a Casa do Professor promoveu a acção formativa “ Educação para a Sexualidade em Meio Escolar – Um treino de competências individuais” modalidade oficina de formação de 50 horas. Participaram 10 docentes e diferentes áreas disciplinares e uma psicóloga. Desta acção resultou a elaboração do projecto de educação sexual para o próximo ano lectivo; para o segundo problema detectado, o CRI de Braga, Delegação Regional do Norte do Instituto da Droga e da Toxicodependência, organizou e promoveu uma acção de formação. Participaram 20 docentes de diferentes áreas disciplinares.
A equipa de saúde formada pelas Enfermeiras Margarida Cruz e Laura Alexandra e o Enfermeiro Leonel Lusquinhos organizou uma série de acções de sensibilização sobre Consumos nocivos e Sexualidade. Estas acções destinaram-se a todos aos alunos do 10º ano - cerca de 450 alunos.
Os alunos e professores intervenientes consideraram as sessões úteis e que deveriam realizar-se mais. No entanto referem que é necessário organizar melhor o tempo uma vez que, a segunda parte das sessões, em alguns casos, ficou prejudicada por falta de tempo que acelerou e até cortou os assuntos.
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Os alunos da disciplina de Área de Projecto de Biologia divulgaram os projectos desenvolvidos no âmbito da saúde durante a última quinzena de Maio. Algumas das sessões foram organizadas conjuntamente com os alunos de 12º ano de Biologia do ensino nocturno.
A avaliação das actividades no âmbito do projecto foi sendo realizada de forma contínua, através da observação directa e com base em relatórios efectuados pelos intervenientes.
Este relatório tem como objectivo fomentar as boas práticas decorrentes da implementação do projecto, assim como a reformulação das metodologias inerentes às acções desenvolvidas, que tiveram menor impacto junto dos alunos. Daqui resultou uma reflexão, que servirá de base à elaboração de propostas de trabalho para o próximo ano lectivo.
Consideramos o trabalho desenvolvido positivo embora tenhamos consciência que ainda há um longo caminho a percorrer.