Atualmente a educação em sexualidade é um tema de grande importância social em Portugal, por causa da elevada taxa de gravidez na adolescência e da prevalência do VIH/ Sida (World Health Organization, 2010, 2011) . Após o diagnóstico de necessidades, verificou-se que, tal como a nível nacional, os alunos do 7º e 8º anos de escolaridade tinham uma conhecimento sobre sexualidade e saúde sexual e reprodutiva deficientes, bem como falta de competências de trabalho em grupo, assertividade e motivação para o trabalho em sala de aula. Com base nesse diagnóstico, foi elaborado o plano de atividades com quatro objetivos prioritários:
Foram organizadas sete sessões, com utilização de trabalho em pequenos grupos, para os alunos investigarem os temas/ problemas inicialmente selecionados (Vilaça, 2006). No final de cada investigação houve uma partilha em turma do conhecimento construído por cada grupo. Para terminar, os alunos foram sempre encorajados a estabelecerem regras pessoais e sociais que se comprometiam a seguir para promover a saúde sexual e reprodutiva.
Os resultados das atividades realizadas mostram que este tipo de atividades têm um efeito positivo no aumento de conhecimento dos alunos sobre a sexualidade e a prevenção das infeções sexualmente transmissíveis, bem como no aumento da autoestima e assertividade, como foi observada durante as suas interações na sala de aula. Também se reuniram algumas evidências sobre uma melhoria da capacidade dos alunos para trabalhar em grupo e na sala de aula. Este aspeto também foi evidente em algumas afirmações feitas por alguns alunos no questionário final.